Novas alterações ao código de estrada - como circular numa rotunda.

A partir do dia 1 de janeiro de 2014 vão existir algumas alterações ao código de estrada na qual destacamos a circulação nas Rotundas. Anda a circular na net muita informação incorrecta, então deixamos aqui vários exemplos de como circular em rotundas em particular nas dos Açores. As pessoas ainda não sabem andar nas rotundas e para muitas pessoas andar na Rotunda de São Gonçalo (conhecida como a rotunda do VIP) é uma dor de cabeça. 

Alterações no código:

Conforme Lei n.º 72/2013: 


Circulação nas Rotundas: 

- O Condutor que pretenda sair da Rotunda na primeira saída, deve ocupar a via da direita;

- O Condutor que pretenda sair da Rotunda nas outras saídas, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a saída imediatamente anterior aquela por onde pretende sair.

Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem circular sempre pela via mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem na rotunda. 

Não obstante estas regras, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino. 


Finalmente o código refere qual a via mais conveniente à circulação. E destaca que não quer que os condutores circulem sempre na faixa de fora bloqueando as saídas aos outros condutores.

Então vejamos, se um condutor quiser sair na primeira saída tem obrigatoriamente que entrar na rotunda na faixa mais à direita e sair logo a seguir. Se quiser sair em qualquer outra saída deve entrar na rotunda na entrada mais à esquerda e só se deslocar para a faixa mais à direita da rotunda imediatamente antes da saída que quer sair. Como a rotunda do Vip tem 2 entradas e 2 saídas os condutores se não quiserem sair na saída mais à direita podem se manter na faixa central e sair na saída mais à esquerda, o que até facilita o transito porque deixa a saída mais à esquerda para quem circula na faixa de fora.

Exemplos:




Qualquer duvida pode deixar um comentário.